terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Como fazer o penteado durar





Uma das preocupações das mulheres é obter um penteado que dure e não se desfaça antes do término do compromisso.
Alguns truques simples podem ajudar a fazer com que o penteado tenha mais fixação e tempo de duração, deixando as mulheres mais seguras e tranquilas, com a certeza de que o cabelo, que demorou tanto para ser produzido, só vai ser desfeito muito tempo depois.
Cabelos limpos: o primeiro passo para qualquer tipo de penteado é estar com os cabelos limpos. O ideal é que os cabelos sejam lavados correctamente, com shampoo e condicionador adequado.
Grampos e elásticos: saber colocar os elásticos ou grampos correctamente é fundamental para o penteado durar mais. Colocar os grampos cruzados, por exemplo, garante uma sustentação mais eficaz.
O ideal é sempre verificar se está bem seguro, e confortável para a cliente.
Os mini grampinhos são óptimos e podem ajudar a prender e segurar o cabelo ainda mais. Além disso, como são menores será mais fácil de esconder!
Spray de Fixação: o melhor produto para ajudar na fixação do penteado é o spray! No momento em que estiver fazendo o penteado, vá aplicando um spray fixador aos poucos, para ir modelando e já ir deixando os cabelos mais presos. Porém é necessário aplicar o spray levemente, para o cabelo não ficar sem movimento.
Existem diversos tipos de spray: ultra fixação, moderada, leve, spray para dar volume, brilho, etc. O spray deve ser escolhido de acordo com o penteado e o efeito que desejar.
Uma opção legal são os finalizadores “2 em 1”, que possuem fixação ultra forte e dão brilho.
Desfiar os fios: para fazer topetes grandes em penteados, uma dica é utilizar o cabelo como sustentação. Desfiar os fios com um pente pode trazer um lindo volume e estabilidade, já que, o cabelo estando mais "jogado" e não tão "certinho", faz com que a estrutura raramente se mexa ou saia do lugar.
Utilizar produtos específicos: se precisar modelar e criar cachos nos cabelos, por exemplo, é importante lembrar-se de aplicar antes um produto específico para garantir mais fixação.

Como fazer escova



É importante que o cabelo esteja liso ou bem escovado para fazer alguns penteados específicos. Para isso, é fundamental saber utilizar o secador.


Veja abaixo como utilizar o secador e o passo a passo para fazer uma escova perfeita, que pode ou não ser finalizada com o uso da prancha/chapinha.
Utilizando o secador
O secador sempre deve estar paralelo ao couro cabeludo e em movimentos contínuos. Assim você evita queimar o couro cabeludo e o desperdício de energia.
O ideal é que o secador sempre acompanhe o sentido da cutícula, ou seja, da raiz para as pontas e estar sempre a 45°.
É importante não parar por muito tempo no mesmo lugar, pois pode danificar os fios do cabelo.
Não encoste o bico do secador directamente no cabelo. O ideal é colocá-lo a uma distância de 1 a 3 cm.
Após lavar bem os cabelos da cliente, retire o excesso de água com uma toalha e penteie com um pente de dentes largos. Depois, comece a secar.
Tipos de Escova
É importante conhecer os tipos de escova, afinal, cada uma tem um objectivo diferente.
As de formato redondo, por exemplo, são indicadas para fazer escova, cachear ou ondular. E apenas devem ser usada nos cabelos secos ou húmidos, nunca nos molhados.
Já a escova recta desembaraça, alisa e controla a electricidade. É também importante que o tamanho da escova acompanhe o comprimento do cabelo.
Para cabelos curtos, escovas pequenas. Para cabelos longos, escovas maiores.
Passo a passo para fazer a escova
-O primeiro passo é secar o cabelo, tirando o excesso de água após a lavagem;
-Em seguida, divida o cabelo em partes. Prenda todas as partes que não irá utilizar, e comece por trás e por baixo. Assim que ir escovando cada parte, vá soltando as demais.
-O tamanho de cada mecha irá depender do volume e da textura do cabelo.
-Puxe o cabelo com a escova e acompanhe a escova com o secador. Repita quantas vezes forem necessárias para alisar cada mecha. Cada mecha deve ser escovada em média 5 vezes.
-Procure fazer a escova sempre puxando o cabelo para cima, para que ele não perca o volume e fique colado na cabeça.
No caso da franja, o cuidado deve ser redobrado ao puxar para cima.
-Após finalizar, ajeite o cabelo com as mãos para conseguir o caimento desejado.
Obs.:
- Não exagere no condicionador ou no leave-in para o cabelo não ficar muito pesado e com aspecto oleoso;
- Escolha a escova certa para o tipo de cabelo;
- Após terminar de secar os fios, coloque o secador no ar frio para dar um choque térmico no cabelo e evitar que ele fique armado;
- Algumas gotas de silicone ajudam a manter a escova intacta por mais tempo.



Como Fazer Babyliss



1- Se o cabelo for cacheado, apenas defina os cachos;
2- Evite os excessos para criar um efeito suave e natural nas madeixas;
3- Se o corte dos fios for recto, o efeito causado será de volume, mas as camadas não vão se sobrepor, por isso é ideal ter um corte mais repicado no cabelo;
4- Use um spray seco, antes e depois do babyliss para ajudar a fixar os cachos e para garantir um efeito mais duradouro;
5- Comece dividindo o cabelo em quatro partes, na lateral e no sentido de cima para baixo;
6- Pegue a primeira mecha e enrole com o babyliss em um movimento para trás;
7- Espere alguns segundos e solte a mecha delicadamente;
8- Uma dica é intercalar as mechas, uma para frente outra para trás. Depois solte as mechas com as mãos e vai ver que as camadas vão se sobrepor;
9- Não se esqueça do spray fixador, após terminar de cachear o cabelo todo.


Como utilizar o Modelador de Cachos / BabyLiss




O modelador de cachos, mais conhecido como babyliss, é um aparelho indicado para modelar e criar cachos nos cabelos. Pode ser utilizado para tirar o volume dos cabelos cacheados, crespos ou armados e dar volume e movimento aos cabelos lisos.

O babyliss é muito utilizado em diversos penteados. Antigamente, muitas pessoas optavam pelos cachos pequenos, em todo o cabelo. Hoje em dia os cachos mais largos e feitos apenas nas pontas são os mais pedidos nos salões de beleza.
Existem diversos tipos de modeladores, cada um com uma função diferente.
Os tipos de modeladores são divididos pela grossura, geralmente medida em polegadas.
1 polegada e 1/2: indicado para cabelos muito finos, este tipo é óptimo para adicionar volume às madeixas. Funciona melhor em cabelos longos.
1 polegada e 1/4: é bem conhecido e um dos mais utilizados, já que é possível criar diversos efeitos. Ondas bem marcadas, ondas mais bagunçadas e ondulado estilo praia.
1 polegada: muito popular, com este tipo é possível criar um ondulado incrível também em cabelos curtos e médios.
3/4 de polegada: é possível criar cachos naturais e abertos.
5/8 de polegada: indicado para modelar e dar forma aos cabelos já cacheados.
3/8 de polegada: ajuda a definir e dar forma aos cabelos crespos.
2 polegadas: é o babyliss mais grosso. Ideal para dar movimento aos cabelos lisos.
Antes de utilizar o babyliss:
1. Aplicar um protector térmico antes de utilizar o babyliss é fundamental. Opte por aqueles que não levam óleo em sua composição, que geralmente deixam os fios mais lisos.
2. Espere o produto secar antes de usar o modelador!