O cabelo é muito valorizado e sua
importância ultrapassa o universo da estética. Comprimentos longos podem ter um
significado religioso ou, como em alguns povos na antiguidade, ser símbolo de
poder e força. Em certas comunidades religiosas, raspar a cabeça é um sinal de
renúncia às coisas materiais e vaidades do mundo, pelo fato de se desfazer de
um atributo estético muito precioso. Actualmente, tribos urbanas ou grupos de
mesma afinidade possuem uma identidade visual ou mesmo um estereótipo que são
até mesmo forma de expressão. Podem ser relacionados ao sucesso, à vaidade e a auto-estima
do indivíduo. Através dos tempos, a importância e o significado social dos
cabelos têm se mantido mais ou menos inalterados. Até mesmo em alguns outros
mamíferos, cuja finalidade dos pêlos é a protecção, pode se observar o quanto a
pelagem é importante para sua auto-estima e beleza. Especialmente na faixa
etária de alunos do Ensino Médio ou da Educação de Jovens e Adultos, este é um
assunto de interesse por estar inserido no quotidiano. Muitos alunos estão em
uma fase de afirmação pessoal, relacionamentos, grande preocupação com a
aparência física e estilo. E no caso da EJA, parte dos alunos exerce profissões
em que utilizam e manuseiam esses produtos, sem muitas vezes ter noção da
toxicidade à exposição prolongada de produtos como formol, amoníaco e
derivados, que podem inclusive causar queda de cabelo.
O Brasil é um dos maiores mercados do
segmento de cosméticos capilares. Em 2007 o mercado mundial de cosméticos
cresceu 6% em relação a 2006, sendo o Brasil o país que mais contribuiu para
este crescimento, estando em primeiro lugar no ranking das indústrias
cosméticas. Até 2008 a indústria cosmética brasileira apresentou crescimento
médio de 10,6 % contra 3,0 % do PIB total, e 2,9 % obtido pela indústria geral
nos últimos 13 anos. Muitas vezes criam-se necessidades até então inexistentes
para os consumidores, com os produtos considerados inovadores, empregando
muitas vezes conceitos e fórmulas para ilustrar os benefícios que muitas vezes
não correspondem a um efeito aparente significativo.
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